Festival de Música de Inglês

Inglês estudado de forma divertida e dinâmica ao som de trilhas sonoras de clássicos do cinema

A música é uma linguagem universal, usada para comunicação, inspiração, educação e entretenimento. Às vezes ouvimos uma música apenas uma vez e ela fica registrada em nossa memória. Se pensarmos sobre isso, notaremos que a música pode ser utilizada no processo de ensino. Aprender com música é muito efetivo, pois estimula a função cognitiva, o corpo, a emoção e a audição.

Com base nisso, a professora de inglês Marília Lara, do Colégio Maximus – Unidade Santa Luzia, apresentou uma forma divertida e inovadora para o estudo da língua. A proposta foi um Festival de Músicas permeando trilhas sonoras de clássicos do cinema. O evento envolveu os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio e foi um sucesso.

Com o objetivo de incentivar o aprendizado da língua inglesa por meio de linguagens artísticas, como a música e a dança, na interpretação, em inglês, de canções pertencentes à categoria trilha sonora de filmes; proporcionar aos alunos meios para aperfeiçoar a fala; bem como aumentar e promover a prática do vocabulário, a professora apresentou aos alunos a ideia do Festival, que foi aceita com grande entusiasmo.

Cada turma escolheu uma música, cantada em inglês, de acordo com o tema do Festival: Trilhas Sonoras de Filmes. Feitas as escolhas, as músicas passaram pela apreciação e aprovação da professora e da Coordenação Pedagógica, e as apresentações ficaram a critério da criatividade dos grupos.