Experiência Divertida

Diversão e aprendizagem com atividade prática para a descoberta das cores

As crianças são facilmente atraídas por objetos coloridos. A presença das cores desperta alegria, curiosidade e estimula a criatividade. Assim como é importante o adequado emprego das palavras na esfera da comunicação, identificar e conhecer as cores é também um importante estudo no contexto da comunicação não verbal, realizado na Educação Infantil. A atividade de colorir ou pintar um desenho, inserindo cores e significado trabalha a expressão, a coordenação, o aperfeiçoamento das capacidades motoras, a concentração, o entendimento de limites e a paciência de fazer a tarefa até o final.

O Maximus Educação Infantil Ouro Preto – Unidade II, com o objetivo de desenvolver a percepção visual, trabalhando as cores primárias e secundárias, bem como desenvolver a oralidade e a coordenação motora, proporcionou aos alunos do Maternal III a vivência de uma lúdica e rica experiência no universo das cores. O livro Flicts, de Ziraldo, foi a escolha da professora Raphaela Araújo Diniz para introduzir o assunto e despertar a atenção das crianças. Após a leitura, os alunos participaram do reconto do livro, explicando e demonstrando o entendimento da história apresentada. Em sequência as crianças experimentaram as cores com anilina, trabalhando com as cores primárias no surgimento das cores secundárias.

Dessa maneira, o brincar e o experimentar tornaram-se oportunidades de aprendizado. “As atividades foram realizadas com entusiasmo e empenho das crianças. Descobrir as cores por meio da experiência proporcionou momentos de encantamento e curiosidade, concretizando um aprendizado de forma prazerosa e divertida”, revela a professora Raphaela Araújo Diniz.