Eu, o outro e nós

Projeto Meu mundinho de emoções trabalha na Educação Infantil diretrizes no universo da Inteligência Emocional

A educação emocional, sobretudo nos primeiros anos de vida, é conduzida, principalmente, por familiares e educadores que convivem diariamente com as crianças. Entende-se como inteligência emocional a capacidade de reconhecer os próprios sentimentos, bem como os alheios, e saber administrar as emoções. Com estabelecimento de vínculos afetivos, e por meio do exemplo, as crianças começam a colher amostras de comportamentos e reações, imitando e identificando emoções e situações a sua volta.

Com o objetivo de contribuir significativamente na formação emocional das crianças, o Maximus Educação Infantil Palmares desenvolve, com os alunos do maternal II, o projeto Meu mundinho de emoções, visando implementar, desde cedo, na rotina das crianças, atividades que trabalhem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Conduzido pela Coordenadora Pedagógica Najla Felipe Viera Ramos, esse projeto, que teve início em abril e seguirá com o cronograma de atividades até dezembro, trabalha dentro do campo de experiências Eu, o outro e nós, sugerindo atividades de interação entre família e escola, por meio de textos enviados na agenda da criança e reuniões presenciais, direcionadas aos pais ou responsáveis. Paralelamente, em sala, orientados pelas professoras Luciléia Aparecida e Marina Batista, os alunos participam de dinâmicas, brincadeiras, montagem de painéis visuais, atividades em grupos e individuais, além de vivenciarem momentos de leituras, norteadoras do tema e da musicalização. As atividades propostas levam as crianças a se expressarem, manifestarem e controlarem progressivamente suas necessidades, seus desejos e sentimentos em situações cotidianas, respeitando as mesmas manifestações das pessoas com as quais convivem.