Estímulo Sensorial no Berçário

Maximus Educação Infantil Palmares – Unidade II trabalha a percepção dos bebês com estímulos sensoriais

Quanto mais variadas as experiências dos bebês, maiores são as possibilidades de aprendizado. As brincadeiras são ferramentas importantes. Brincar é essencial desde os primeiros dias de vida, para a percepção individual, das pessoas e do mundo.

É importante que o bebê cresça em um ambiente estimulador, onde tenha oportunidades e possibilidades de ver, ouvir, sentir, explorar e desenvolver suas habilidades, conhecer seus limites, e, dessa maneira, formar sua personalidade. Os estímulos sensoriais envolvem o auditivo, visual, olfativo, tátil e gustativo. Eles provocam ações que desenvolvem as sensações e a sensibilidade da criança.  O trabalho integrado de todos esses estímulos e sua interação com o meio social têm como objetivo proporcionar os instrumentos necessários à criança para a formação de sua personalidade e a construção do conhecimento. A criança quando estimulada se torna mais ativa, dinâmica, criativa, emocionalmente equilibrada e saudável, e passa a realizar melhor as atividades propostas, a encontrar soluções e a apresentar boa socialização.

O Maximus Educação Infantil Palmares – Unidade II desenvolve um trabalho de estímulos sensoriais no berçário durante todo o ano. Diariamente, os bebês participam de atividades lúdicas que proporcionam várias experiências sensoriais, ampliando as possibilidades de descobertas e aprendizados. Brincadeiras com chocalhos, água em diferentes temperaturas, espelho, cortina e painel sensorial, caixa de formas geométricas e saco surpresa fazem parte da rotina no berçário e trabalham a psicomotricidade por meio do corpo e do movimento, respeitando a maturidade emocional de cada criança.