Estação de Tratamento da Água

Estudos sobre os processos de tratamento para se alcançar uma água potável culminou em exposição de maquete construída pelos alunos

A água é de extrema importância para a vida de todos os seres vivos que habitam a Terra.  Embora esse recurso seja encontrado em abundância em nosso planeta, somente 4% da água é doce, ou seja, própria para o consumo.

Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Maximus – Unidade Santa Luzia estudaram com a professora de Ciências Hélen Cristina Souza o tema A água e o ser humano, trabalhando a importância do consumo consciente e conhecendo o processo de tratamento da água, entendendo que a água que bebemos é uma mistura e a água dos mananciais nem sempre é potável. O processo de tratamento da água a livra de qualquer tipo de contaminação, evitando a transmissão de doenças. Esse tratamento significa um conjunto de procedimentos físicos e químicos que são aplicados na água para que ela fique em condições adequadas para o consumo e para que se torne potável.

Após estudos em sala de aula, leituras e discussões, os alunos confeccionaram várias maquetes, demonstrando o entendimento sobre o percurso da água até chegar a nossas casas. As maquetes foram expostas na escola para apreciação e, na oportunidade, os alunos apresentaram os trabalhos aos demais alunos da escola, compartilhando os conhecimentos sobre o assunto estudado.