Divulgação dos Comitês da MaxOnu 2020

Interação e participação efetiva dos alunos para a divulgação dos Comitês da MaxOnu de forma inovadora

Com a paralisação das aulas presenciais, em respeito às determinações dos órgãos competentes, a equipe de educadores do Colégio Maximus encontrou alternativas para dar sequência ao período de preparação e estudo direcionado, que antecede ao evento da MaxOnu, aguardado para o segundo semestre de 2020.

Em fevereiro, a Comissão Organizadora composta pelos professores da Área de Ciências Humanas, junto à Coordenadora Geral Andrea Diniz, realizou o lançamento do evento, oferecendo aos alunos a oportunidade de participação direta na escolha dos temas que serão discutidos nos Comitês. Os alunos afixaram em murais na escola as sugestões dos temas e, após uma criteriosa avaliação, definiram-se as pautas de maior impacto e relevância.

Diante do contexto atual, no qual enfrentamos o isolamento social, devido à pandemia do Covid-19, o Colégio Maximus reestruturou a proposta de divulgação. A nova proposta permite que durante 14 dias consecutivos, utilizando dicas, fotos e enigmas, os alunos descubram os temas oficiais do evento, promovendo, dessa maneira, um ensino de caráter investigativo e desafiador. Para isso, foi criado um perfil no Instagram, gerenciado pela coordenadora Andrea Diniz, no qual os alunos estão interagindo, expondo opiniões e sugestões sobre os possíveis temas abordados no projeto. Ao final de cada dia, nesse período de 14 dias consecutivos, ocorre a revelação dos temas oficiais.

“Está sendo incrível a participação e interação dos alunos. Com certeza, foi muito positiva essa opção de divulgação na plataforma digital, instigando os alunos por meio de pistas e enigmas a descobrirem a pauta escolhida. É gratificante trabalhar um projeto desse porte, em que alunos e educadores se envolvem com tamanha seriedade e compromisso”, relata a coordenadora Andrea Diniz. Após essa fase de divulgação, em data a ser agendada, terá início o período de inscrições para a composição dos comitês.