Dia do Livro

Início do Projeto Leitura em Família e contação de histórias marcam a comemoração do Dia Nacional do Livro

Em continuidade aos estudos sobre a importância de conhecer as datas comemorativas, o Maximus Educação Infantil Unidade Santa Inês trabalhou com seus alunos uma data muito importante, o Dia Nacional do Livro Infantil.

A comemoração do Dia do Livro é celebrada em 18 de abril, homenageando o grande escritor Monteiro Lobato, que muito se dedicou à literatura infantil no Brasil. Sua primeira história infantil A Menina do narizinho arrebitado foi publicada em 1920, e o sucesso do livro fez com que outros tantos surgissem, imortalizando as personagens Dona Benta, Pedrinho, Narizinho, Tia Nastácia, Emília, Visconde de Sabugosa, entre outros.

O contato com o livro e incentivo à leitura são práticas que devem ser iniciadas desde a primeira infância. Desenvolver esse hábito é responsabilidade de pais e educadores, que, em parceria, influenciam e estimulam a leitura prazerosa. Patrícia Cinara da Silva, que é contadora de histórias e mãe do aluno Júlio César, nos presenteou com suas palavras, em uma tarde divertida pelo universo das histórias infantis.

Paralelo a essa comemoração, foi iniciado o Projeto Leitura em Família. O Projeto, idealizado pela Coordenadora Pedagógica Luciana Bonifácio e pela Supervisora Mona Liza Pereira, conta com a participação efetiva da família, que recebe livros de literatura, escolhidos previamente pelo filho. Com o livro em mãos, a família organiza um momento oportuno e cria um ambiente prazeroso de leitura, registra com criatividade esse momento e posteriormente envia para a escola o registro dessa experiência para complementar outras atividades que serão desenvolvidas em sala. O Projeto Leitura em Família é realizado de abril a outubro, culminando na Mostra Cultural da escola.