Desenvolvendo o pensamento geométrico

Construção de sólidos geométricos desperta o interesse pela Matemática

Os estudos iniciais sobre Geometria abordam situações relacionadas à forma, dimensão e direção. O objetivo de ensinar geometria está ligado ao sentido de localização, reconhecimento de figuras, manipulação de formas geométricas e representação espacial, constituindo parte importante do currículo de Matemática no Ensino Fundamental.

Os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental do Colégio Maximus – Unidade Santa Luzia, orientados pela professora de Matemática Ângela Patrícia de Souza Moura, participaram de uma aula prática e lúdica, desenvolvendo os conceitos geométricos. Após a abordagem do conteúdo teórico por meio do livro didático e de algumas atividades complementares, os alunos foram divididos em grupos para confecção dos sólidos geométricos, utilizando palitos de churrasco para compor as arestas, e massinha de modelar para representar os vértices. Cada grupo construiu um tipo de sólido e apresentou-o à turma, identificando a quantidade de vértices, arestas e faces do sólido.

A atividade despertou o interesse dos alunos e, além de introduzir os estudos da geometria de maneira prazerosa, desenvolveu habilidades de trabalho em equipe.