Descobrindo minha cidade

Visita à Fonte dos Camelos ensina aos pequenos alunos o respeito e a valorização da memória histórico-cultural da cidade de Santa Luzia

Conhecer os pontos turísticos da cidade é conhecer lugares interessantes que carregam, geralmente, uma bagagem cultural e uma importância histórica, valorizando a memória histórico-cultural das pessoas que ali vivem.

Com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre a cidade, o Colégio Maximus – Unidade Santa Luzia organizou uma visita à histórica Fonte dos Camelos, conhecido ponto turístico da cidade, localizado próximo à escola.

Acompanhados pela professora Tereza Sanches, os alunos do 1º período caminharam da escola até a Fonte dos Camelos e tiveram a oportunidade de conhecer e observar toda a paisagem no decorrer do percurso. A Fonte, construída no século XIX, era o lugar onde diversos moradores da cidade buscavam água para abastecer suas residências. Existe uma lenda, contada pelos antigos moradores, que afirma que a pessoa que bebe água dessa fonte sempre volta a Santa Luzia. Restaurada há pouco tempo, a Fonte dos Camelos está em perfeito estado de conservação.

Durante a visita, a professora conversou com os alunos sobre a importância daquele ponto turístico, que faz parte da história da cidade de Santa Luzia, e abordou também aspectos sobre a preservação do meio ambiente e, em especial, sobre a preservação da água. Em momento oportuno, os alunos conheceram a horta comunitária, localizada nas imediações da fonte, e observaram as mudas antes do plantio e a horta com uma enorme variedade de verduras orgânicas.

Ao retornarem à sala de aula, as crianças participaram de uma roda de conversa e puderam compartilhar o que observaram e vivenciaram nessa experiência. Para finalizar, os alunos fizeram no caderno o registro do nome da cidade de Santa Luzia.