Descobrindo as letrinhas

Reconhecimento da letra do nome, oralidade e percepção visual são aspectos trabalhados com ludicidade no Maximus Educação Infantil Ouro Preto / Castelo – Unidade II

Ao trabalhar a identificação e o reconhecimento das letras do nome, utilizando atividades lúdicas e prazerosas como estratégias pedagógicas, realiza-se um significativo aprendizado. As crianças são incentivadas a reconhecerem seus pertences por meio de seu nome nas etiquetas de identificação e assim vão se familiarizando com o conjunto de letras que o formam. A partir de então, inicia-se uma construção no processo da escrita como representação de sua identidade.

Pensando nisso, o Maximus Educação Infantil Ouro Preto / Castelo – Unidade II desenvolveu com as crianças do Maternal III uma atividade com o objetivo de reconhecer e nomear a letra do nome, bem como desenvolver a oralidade, a coordenação motora fina e a percepção visual.

Dividida em três momentos, a atividade foi conduzida pela professora Raphaela Araújo Diniz. A princípio, assentados em roda, as crianças retiraram uma letra de dentro da caixa mágica, e, em seguida, falaram o nome da letra e o nome do colega que corresponde à letrinha em questão. Posteriormente, fizeram a modelagem da letra de seu nome com massinha de modelar, trabalhando a coordenação motora fina e a percepção visual. Em outro momento, os alunos brincaram com as letras do nome no tapete alfabético, no qual cada criança jogou a pedrinha em uma letra, falando o nome desta e o nome do colega que começa com a respectiva letra.

“As atividades foram realizadas com empenho e participação de todos os alunos da sala. Foram momentos de grande aprendizagem. Aprendemos brincando”, afirma a professora Raphaela.