De volta às aulas

Reencontro com colegas, novas expectativas e desafios marcam o início do ano letivo em 2019

Depois do período de férias, chega o momento do retorno às aulas e à rotina escolar. A maioria das crianças e adolescentes esperam ansiosos por esse dia, pois desejam rever os amigos, compartilhar as novidades e os bons momentos vividos.

Para os alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental anos iniciais, em especial, os cuidados e preparativos para o retorno às aulas são mais criteriosos, uma vez que as crianças são menores e o processo de adaptação exige maior atenção. É importante que pais e educadores, em sintonia, demonstrem confiança e apoiem os estudantes nesse início de uma nova etapa na vida escolar da Educação Infantil ao Ensino Médio.

O Maximus possui uma equipe de educadores, supervisoras pedagógicas, psicólogas e psicopedagogas capacitados que participam ativamente na recepção dos alunos nesse início e os acompanham nos desafios que surgirão no decorrer do ano letivo.

Além de gerar expectativas, o período de volta às aulas, como todo recomeço, é uma excelente oportunidade para criar novos e bons hábitos, superar dificuldades e modificar o que não foi positivo no ano anterior, restabelecendo a concentração e direcionando o foco para os estudos. Dedicação, comprometimento e responsabilidade são essenciais para o aprendizado, bem como a organização e o planejamento. Pensando nisso, é fundamental que pais e alunos inteirem-se do calendário escolar e fiquem atentos aos dias letivos e horários das aulas, material didático necessário, datas das provas e prazo para entrega dos trabalhos. Outra dica importante para um bom aproveitamento estudantil é estabelecer e cumprir horários fixos e diários para os estudos em casa, impedindo o acúmulo de tarefas. Dessa forma, o aluno atinge elevado padrão de rendimento escolar, consegue gerir melhor seu tempo e cria mais espaço para o lazer e entretenimento, preservando a saúde mental e emocional.