Curso de Primeiros Socorros

Lei torna obrigatória a capacitação de educadores em Primeiros Socorros

Professores e funcionários de escolas, públicas e privadas, de Ensino Infantil e Básico, a partir do vigor da nova Lei Lucas, aprovada pelo Senado, deverão ser capacitados em Primeiros Socorros. Os cursos de Primeiros Socorros deverão ser oferecidos aos educadores, anualmente, tanto para capacitação quanto para reciclagem dos profissionais já capacitados. O objetivo do treinamento é possibilitar que os educadores consigam agir em situações emergenciais, garantindo o socorro imediato.

O Colégio Maximus – Unidade Palmares convidou a palestrante Lilian Santos Alves Zordan, mãe da aluna Nicole Alves Zordan Lucas, do 2º ano do Ensino Fundamental, para ministrar a capacitação dos educadores e funcionários da escola. Ao todo, participaram do curso 28 colaboradores, entre funcionários administrativos e docentes dos três segmentos – Fundamental I e II e Ensino Médio.

Formada em enfermagem pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix, Pós-Graduada em Urgência e Emergência pela Faculdade de Ciências Médicas, e hoje ativa enfermeira da UNIMED-BH, Lilian Zordan abordou temas como choque elétrico, desmaios, queimaduras, epistaxe, traumas e hemorragias, engasgos, convulsão e RCP – reanimação cardiopulmonar. O curso teve como objetivo ensinar abordagem e identificação da vítima, formas e técnicas para agir diante da situação emergencial, seguidas de demonstrações práticas.

“Os primeiros socorros referem-se ao atendimento temporário e imediato de uma pessoa que está ferida ou adoeceu repentinamente. Por meio do curso, treinamos os profissionais da escola para a prevenção de acidentes e primeiros socorros na infância e adolescência”, relata Aline Figueiredo, Diretora do Colégio Maximus – Unidade Palmares.