Criando oportunidades

Ensaio virtual do Coral Maximus conduz dinâmica enriquecedora no âmbito musical

Desde o início da suspensão das aulas, devido à pandemia da Covid-19, os ensaios do Coral Maximus foram realizados virtualmente, por meio da plataforma Classroom, canal escolhido pela escola para a manutenção das atividades escolares.

É indiscutível a importância dos ensaios na escola, uma vez que a presença dos coralistas sob os cuidados e os ensinamentos do maestro Vito Duarte, regente do Coral Maximus há 23 anos, permite correções posturais, ajustes nas técnicas primárias do canto no coral, superação da timidez diante do grupo, respeito com os demais colegas, disciplina e socialização. Contudo, perante as limitações que nos exigem o momento, é possível enxergar boas oportunidades e aproveitar a logística dos ensaios virtuais para acrescentar atividades e conteúdo que, possivelmente, seriam inviáveis em ensaios presenciais.

Foi pensando nisso que o maestro Vito Duarte propôs aos alunos uma vivência diferente, ampliando os conhecimentos musicais e oportunizando uma dinâmica enriquecedora de aprendizagem.

O maestro apresentou aos alunos alguns instrumentos de sopro, tais como o oboé, o corne inglês, o sax alto, a flauta doce, a gaita e alguns instrumentos de corda como o violão de nylon, o violão Folk, a guitarra e o piano, e conduziu uma conversa sobre a origem, sonoridade, matéria-prima utilizada na construção dos instrumentos, dentre outras curiosidades, abrindo espaço para um descontraído momento de interação. Em seguida, foi realizado um jogo de percepção auditiva, no qual o maestro, tocou os instrumentos, sem que os alunos os vissem, para que assim tentassem reconhecê-los. Foi uma oportunidade incrível! Os coralistas demonstraram interesse em conhecer os instrumentos tocados pelo maestro, trocaram ideias com os colegas e sanaram as dúvidas sobre as curiosidades desses instrumentos. Em um momento oportuno, o maestro convidou os coralistas que estudam algum instrumento musical para apresentarem aos colegas, seguindo o exemplo dado por ele.

“O ensaio on-line tem significativa importância, para a manutenção do exercício de cantar, tanto musicalmente falando, quanto para a experiência de estar em grupo novamente, o que, diante do momento atual, traz grande benefício à saúde emocional e psicológica”, relata o maestro Vito Duarte.