Corpo Humano

Sistemas digestório e pulmonar representados com criatividade auxiliam no ensino-aprendizagem sobre o corpo humano

Poucos assuntos são tão fascinantes para os estudantes do Ensino Fundamental quanto o funcionamento do corpo humano. Normalmente, o estudo do corpo humano é feito, inicialmente, de forma fragmentada, para depois levar as crianças ao entendimento do funcionamento integral do corpo, permitindo que adquiram uma noção do corpo como um todo, integrado e articulado à vida emocional e ao meio físico e social em que estão inseridas.

O Colégio Maximus – Unidade Santa Inês trabalhou com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental a representação dos sistemas digestório e pulmonar com o objetivo de reforçar o ensino-aprendizagem sobre os órgãos existentes nesses sistemas e suas funções. Com capricho e criatividade, os alunos construíram maquetes que representaram o caminho que os alimentos percorrem no organismo humano e o caminho que o ar inspirado percorre até chegar aos pulmões.

A atividade, proposta pela professora de Ciências, Selma A. F. Motta, além de possibilitar um estudo detalhado dos órgãos de cada sistema, demonstrou aos alunos a importância e a função específica desses órgãos, interagindo para a manutenção integrada do organismo.