Construindo minha identidade

Atividades interdisciplinares trabalham a construção da identidade e o entendimento do convívio em sociedade

A construção da identidade na Educação Infantil se dá nas relações sociais, ou seja, por meio da interação com o outro. A escola exerce papel fundamental nessa interação, pois proporciona às crianças os primeiros contatos em sociedade fora do círculo familiar, com diferentes valores éticos e morais, ricos em diversidade cultural e étnica. A construção da identidade se dá de forma gradativa e estende-se por toda a vida.

O Maximus Educação Infantil – Unidade Palmares trabalhou, durante três meses, com os alunos do 2º período uma vertente no campo de experiências, discutindo o Projeto Eu, o outro e nós. As professoras Débora Quaresma e Renata Gonçalves trabalharam, simultaneamente, sob o olhar do Projeto Prazer, Eu sou assim, vinculado ao Projeto Nós no Planeta, de forma interativa e interdisciplinar, atividades voltadas para a construção da identidade e da consciência do Eu.

Com o objetivo de desenvolver o autoconhecimento, trabalhar a autoestima e a representação da figura humana, bem como a forma como cada criança se vê, enaltecendo o respeito pelas diferenças, os alunos trouxeram de casa fotos de quando eram bebês e apresentaram à turma, observando as características de cada um, apontando as diferenças existentes e as mudanças ocorridas até o momento. Outro aspecto trabalhado foi a conscientização sobre a importância da contribuição de cada um para preservação do planeta onde vivemos. Para aguçar a curiosidade, a professora conversou com os alunos sobre como acontece o dia e a noite, realizando uma experiência investigativa, usando o globo terrestre e uma lanterna.

“Conhecer e amar a si próprio para conhecer e amar o outro e o lugar onde vivemos. Esse trabalho com a identidade na infância possibilita a construção de valores essenciais para a vida”, afirma a Coordenadora Pedagógica Lívia Rodrigues.