Conhecendo sobre os índios

Semana do Índio trabalhou arte, alimentação e música sobre o contexto indígena

Conhecer os costumes, os hábitos e a cultura dos índios com sensibilidade e respeito às tradições desse povo foi o objetivo do Maximus Educação Infantil Palmares ao trabalhar com os alunos do Maternal II a Semana do Índio, percorrendo três eixos de conhecimento: artes, alimentação e música.

Explorando o universo das artes, as crianças conheceram como os índios se expressam corporalmente e como usam a natureza para suas manifestações artísticas. Acompanhados pelas professoras Isabela Moura e Marina Batista, os alunos produziram tinta com a semente de urucum e experimentaram, na prática, a pintura com o material produzido.

Pensando na alimentação, as professoras conduziram uma conversa sobre as diferenças entre os costumes alimentares do índio e os nossos. O índio planta, pesca e caça seus alimentos. Para trazer essa vivência à escola, as crianças plantaram sementes de milho, refletindo sobre o cultivo do alimento e, posteriormente, experimentaram sabores típicos indígenas, como o milho e a mandioca. Representando a pesca, a brincadeira de pescaria associou diversão e estímulos matemáticos ao realizarem a contagem dos peixes.

A música é um forte elemento na cultura indígena. Vários rituais indígenas são marcados com representações musicais e instrumentos peculiares. Alguns dos instrumentos musicais produzidos pelos índios é o pau de chuva e o chocalho. Em momento oportuno, as crianças fecharam os olhos e imaginaram a chuva, conduzidas pelo barulho produzido pelo instrumento. Outra atividade que despertou o interesse dos alunos foi a confecção de chocalhos com sementes.