Confecção da rosa dos ventos

Atividades práticas atraem a atenção dos alunos e estimulam o processo de ensino-aprendizagem

O Colégio Maximus – Unidade Santa Inês trabalhou com os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental II a confecção da rosa dos ventos. Usada para marcar os pontos cardeais, ajudando as pessoas a se localizarem, a rosa dos ventos é um importante instrumento de localização, utilizada em mapas e cartas náuticas, desde a antiguidade até os dias atuais. A rosa dos ventos é uma imagem que representa os quatro sentidos fundamentais e seus intermediários.

Orientados pela professora de Geografia, Andréa Magalhães Diniz, os alunos foram convidados a confeccionarem, de forma criativa, uma rosa dos ventos, utilizando os mais variados materiais, tais como palitos de picolé, fita adesiva colorida, papel 60 kg, papel vegetal, dentre outros, aproximando os conhecimentos teóricos às atividades práticas. Com o objetivo de investigar e conhecer as finalidades básicas da orientação geográfica, bem como compreender a importância do estabelecimento de referenciais geográficos, a atividade prática de elaborar uma rosa dos ventos atraiu a atenção e o interesse dos alunos em relação ao conteúdo, facilitando o processo de ensino-aprendizagem.