Árvore dos números

Brincando e aprendendo com os números, as quantidades e as cores

O Colégio Maximus Educação Infantil Ouro Preto/Castelo – Unidade II, com o objetivo de trabalhar os números, as quantidades e as cores, desenvolver o raciocínio lógico, bem como a coordenação motora ampla, a percepção visual e a atenção, realizou, com os alunos do Maternal III, atividades lúdicas relacionadas aos objetivos apresentados.

Uma das atividades, propostas pela professora Raphaela Araújo Diniz, foi trabalhar com as crianças o reconhecimento dos números e as quantidades, utilizando a Árvore dos Números. Individualmente, o aluno escolhido colocou a quantidade de maçãs estipulada pela professora na árvore. Em seguida, outra criança contou a quantidade de maçãs e colocou no tronco da árvore o número que simboliza a quantidade representada.

Outro exemplo de atividade, relacionando cores, números e quantidades, foi realizado na área externa da escola, espaço agradável de convívio e aprendizagem. As crianças, ao comando da professora que, prontamente, sugeriu a cor e a quantidade, localizaram as bolinhas, agrupando-as na quantidade pedida, dentro do círculo, com a representação do número correspondente.

“O ato de aprender brincando possibilita o processo de compreensão da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade. As duas atividades exemplificadas acima foram realizadas com empenho e interesse pelas crianças, consolidando um aprendizado significativo de forma lúdica e muito prazerosa”, afirma a professora Raphaela.