Arte e Cultura

Sensibilidade, imaginação e raciocínio são incentivados a partir de novos olhares

Arte e Cultura

Nas atividades artísticas e culturais promovidas pelo Colégio Maximos, o lúdico e a disciplina convivem em harmonia, possibilitando que nossos alunos deixem aflorar seus talentos e se descubram como indivíduos em sintonia com o mundo. Por meio da arte, crianças e jovens vivenciam ricos momentos de afetividade, criatividade e sensibilidade e constroem uma nova visão da realidade.

Coral Maximus

Criado em 1997, o Coral Infanto-Juvenil Maximus cumpre um importante papel na formação de nossos alunos. O Coral desenvolve a sensibilidade dos coralistas pela música e faz com que eles descubram valores e estreitem o contato com a cultura musical de Minas Gerais e do Brasil.

Sob a regência do maestro Vito Duarte, oboísta da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, o Coral Maximus se apresenta em festivais por todo o Estado e reúne um grande público a cada espetáculo. Em 2005, gravou o CD “Vozes de Viola”, em parceria com o violeiro Chico Lobo.

Música e Dança

A sensibilidade pela música e o movimento coordenado da dança fazem com que nossos alunos ampliem suas perspectivas e conquistem o domínio do corpo e da mente. Aulas de teclado, violão, flauta e jazz, oferecidas pelo Colégio Maximus, em parceria com profissionais qualificados, priorizam aspectos motores, sociais, efetivos e cognitivos, essenciais para a formação de nossos alunos.

Mostra de Arte e Cultura

Os projetos pela disciplina de Artes são atividades artísticas transformadoras, em que os alunos relacionam a imaginação com sentimentos, pensamentos e experiências do cotidiano.

O Colégio Maximus valoriza trabalhos de seus alunos e realiza exposições para que toda a comunidade aprecie a riqueza de suas expressões artísticas. A Mostra de Arte e Cultura do Maximus é um grande evento para as unidades da Rede Maximus de Ensino e movimenta a comunidade escolar pelo menos uma vez por ano.

Teatro

Trabalhar o teatro na educação possibilita o aprimoramento do talento e das qualidades de nossos alunos. Durante as aulas de artes cênicas, eles têm liberdade para se expressarem com criatividade, desenvolvem a espontaneidade, a imaginação, a interpretação e a improvisação, enriquecem o vocabulário e aprendem a se relacionar com o outro.

A cada seis meses é realizado um rodízio dos jovens artistas na escola para que cada aluno seja acompanhado de perto pelos profissionais da área e tenha a oportunidade de crescer pelo teatro.

Xadrez

O Colégio Maximus incentiva o ensino e a prática do xadrez na escola, entendendo que essa atividade engloba áreas importantes do conhecimento, como a arte e a ciência.

O xadrez estimula o raciocínio, a memória e a concentração dos alunos, fazendo com que eles adquiram habilidades ao enfrentar seus desafios.