Alimentação Saudável

Informação e criatividade atraem a atenção das crianças e dos familiares para a importância de bons hábitos alimentares.

O Maximus Educação Infantil – Unidade Santa Inês desenvolveu o Projeto Alimentação Saudável, envolvendo todos os alunos, educadores e familiares na busca por conhecimento, informações e incentivos à adesão consciente de boas escolhas alimentares. Esse projeto segue em exercício durante o ano todo, considerando que a escola é um espaço em potencial para promover a formação de hábitos de alimentação saudável.

Dados do Ministério da Saúde apontam que, no Brasil, entre as crianças menores de 5 anos, 7,3% estão com excesso de peso e, em crianças de 5 a 9 anos, o índice de obesidade acusa 34,8% nessa mesma condição. Pesquisas apontam que existe uma ligação direta entre obesidade e o alto consumo de alimentos ultraprocessados – salgadinhos, biscoitos, refrigerantes, dentre outros, sobretudo na infância e adolescência, fases em que os hábitos alimentares se formam.

O Projeto Alimentação Saudável tem como objetivo principal orientar os pequenos alunos quanto à importância de experimentar alimentos saudáveis, ressaltando que a iniciativa de experimentar e a persistência de manter esses alimentos no cardápio diário tendem a facilitar a adaptação aos novos sabores, formando hábitos saudáveis que os acompanharão na vida adulta.

Para dar identidade ao trabalho desenvolvido, o Projeto Alimentação Saudável teve culminância na semana de 11 a 18 de março, com a Festa das Cores, relacionando as cores aos alimentos. Por meio da musicalização, peças teatrais com os personagens do universo infantil e muita criatividade, os educadores apresentaram histórias e atividades que enalteceram a importância da boa alimentação.