Agrupamento positivo

A importância dos critérios e aspectos respeitados no momento de composição das turmas

Para planejar o início de um ano letivo, os educadores se reúnem e conversam sobre os aspectos positivos e negativos da composição das turmas. Essa conversa demanda cuidado e o olhar diferenciado sobre o perfil de cada aluno e suas relações de convívio dentro da sala de aula. Após ampla avaliação, análises e discussões, os educadores sugerem as enturmações com agrupamentos positivos.

O Colégio Maximus possui uma equipe de educadores formada por supervisoras pedagógicas, psicólogas e psicopedagogas, preparadas para realizar a enturmação dos alunos, com seriedade e competência, observando aspectos pedagógicos, sociais e afetivos. É fundamental que pais e alunos confiem nas decisões tomadas pela escola e entendam que o trabalho criterioso, visando obter agrupamentos positivos, merece respeito e credibilidade.

Se, porventura, ao iniciar as aulas, o aluno demonstrou insatisfação por não se enturmar na mesma sala que algum de seus amigos, é importante que os pais conversem e apoiem as decisões da escola, corroborando para o crescimento e amadurecimento de seus filhos, trabalhando a aceitação e apontando o quanto é motivador conhecer e conviver com novos colegas. O respeito diante dos critérios utilizados para a formação das turmas favorece a dinâmica coletiva e, dessa forma, potencializa a qualidade da aprendizagem.