A nova Base Curricular e os desafios da educação

Capacitação de gestores e coordenadores sobre a BNCC

Em 30 de abril, o Colégio Maximus reuniu gestores e coordenadores de todas as unidades para uma manhã de muito conhecimento e formação. Priscila Boy, pedagoga e mestre em educação, escritora e palestrante, discorreu sobre a Base Nacional Comum Curricular – BNCC – e os novos desafios da Educação Brasileira.

A BNCC é um documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. Entende-se que, ao longo da Educação Básica, os alunos devem desenvolver dez competências gerais, que são divididas em cognitivas, comunicativas e socioemocionais, ou seja, o ser humano deve ser visto de forma integral. O conteúdo isolado perde espaço para o desenvolvimento de habilidades.

“Priscila Boy em sua rica apresentação levou a equipe de gestores e coordenadores do Colégio Maximus a uma reflexão sobre os pontos principais de implementação da Base, priorizando também a necessidade de desenvolver habilidades em nossos alunos que estejam de acordo com a proposta da escola”, afirma Hercíla Fabrini, supervisora pedagógica do Colégio Maximus – Unidade Palmares.

“Tivemos a oportunidade de participar de uma palestra com a pedagoga Priscila Boy, na qual discutimos as mudanças que acontecerão com a implantação da nova BNCC. Foi esclarecedor, pois ela sanou muitas dúvidas. Além de apresentar exemplos de matrizes curriculares, produzidas para outras escolas com formatos diferenciados, citou pontos relevantes, principalmente no que tange às questões legais da implantação da BNCC”, acrescenta Mônica de Brito, psicopedagoga do Colégio Maximus – Unidade Santa Inês.

A capacitação continua e haverá um segundo encontro em 1º de junho, estendendo a oportunidade de conhecimento e estudo aos professores e educadores.