A Laranja Colorida

Conscientização e incentivo a construção do hábito da leitura

O Colégio Maximus Ouro Preto / Castelo – Unidade I adotou o livro A Laranja Colorida, de Ronaldo Simões, para trabalhar com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a importância de ler e criar o gosto pela leitura como deleite e aprendizado.

A professora Luciana Passos trabalhou com as crianças a importância da conservação e cuidado no manuseio do livro, uma vez que este pode ser lido por inúmeras crianças, proporcionando momentos de prazer e entretenimento a novos leitores. O zelo com o livro faz parte da responsabilidade do aluno com seus materiais escolares, garantindo a boa utilização e conservação de seus bens.

Com o objetivo de promover o letramento literário, a compreensão do texto, o reconhecimento de palavras e frases, bem como a conscientização e o incentivo sobre a importância da leitura, a atividade com o livro A Laranja Colorida proporcionou aos alunos a experiência de uma leitura prazerosa e divertida. A obra literária, que relata sobre a necessidade de uma boa alimentação para uma vida saudável, foi o pilar orientador para outras atividades desenvolvidas na escola sob esse eixo de estudo.

Após a leitura do livro, as crianças, com o apoio da família, fizeram em casa uma deliciosa receita culinária em que utilizaram a laranja como ingrediente indispensável. Cartazes com as receitas produzidas e fotos foram expostos na escola.