A história do Brasil na Segunda Guerra Mundial

Visita técnica à FEB, FAB e ao Museu da Inquisição proporciona um mergulho na história do Brasil

O Colégio Maximus – Unidade Santa Luzia realizou visitas técnicas à Força Expedicionária Brasileira – FEB, à Força Aérea Brasileira – FAB e ao Museu da Inquisição, com objetivo de aprofundar os conhecimentos sobre a história do Brasil, percorrendo o contexto da Segunda Guerra Mundial.

Trabalhando de forma interdisciplinar, os alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, acompanhados pelas professoras de história e geografia, Érica França e Mariana Ferreira, no decorrer da visita, ampliaram os estudos geopolíticos teóricos sobre a crise de 1929, fator desencadeante da Segunda Guerra Mundial, bem como relacionaram a Guerra Fria com a ditadura no Brasil, analisando as ditaturas apoiadas pelos EUA, como pretexto de acabar com o Comunismo.

“Estudar a Segunda Guerra Mundial fascina os alunos. Visitar o museu é uma forma de instigar a curiosidade e o interesse dos estudantes. Conhecer de perto a história do Brasil no conflito que alterou completamente o contexto mundial do século XX foi uma experiência inesquecível. Certamente, o trabalho de campo foi enriquecedor. Os alunos tiveram contato com relatos verídicos de filhos de ex-pracinhas (soldados brasileiros que serviram aos EUA, na Segunda Guerra Mundial), estudaram o período de inquisição brasileira de forma mais ampla e puderam ter acesso a materiais que comprovaram a perseguição aos judeus”, relata a professora de Geografia Mariana Ferreira.